domingo, 9 de junho de 2019
sábado, 1 de junho de 2019
domingo, 19 de maio de 2019
sexta-feira, 17 de maio de 2019
domingo, 12 de maio de 2019
Contribuição ao artigo "Entre a esquerda e a direita" de Paulo Germano. Jornal Zero Hora
Gostei da intenção do teu escrito intitulado “Entre a esquerda
e a direita”.
Respeitosamente, gostaria de fazer alguns comentários.
Tu falas
que a igualdade de salários, posses e riquezas leva à tirania. Creio que não é possível estabelecer uma
consequência lógica, linear e determinada tendo numa ponta a igualdade e noutra
a tirania. O conceito de tirania não é
fácil, mas podemos salientar algumas ideias chaves. O tirano abusa do poder,
oprime, domina, é ilegítimo e usa da força para controlar as pessoas. A tirania
trás de um lado a ideia de poder e de outro a contraposição a este poder. Ora,
a igualdade não trás em si mesma esta contraposição tão negativa. Caso um povo
opte por ser igual entre si e eleja seu representante que tenha o mesmo desejo, não há motivos para a
tirania.
Parece-me
que trazes como evidente a concepção de que as pessoas não querem
(naturalmente) ser socialmente iguais, portanto, se insurgiriam e, na
sequência, o governante não aceitaria tal insurgência. Por não ser a priori um
sujeito democrático, o governante certamente tornar-se-ia um tirano. Veja quantas
concepções implícitas tu trazes:
1)
a igualdade é um mal social;
2)
as pessoas não querem a igualdade social;
3)
haveria insurgência;
4)
o governante necessariamente antidemocrático,
retalharia não ouvindo o clamor popular;
5)
como consequência, teríamos a tirania
implantada.
Ufa! É muita coisa implícita! Imagino que os povos indígenas
da Amazônia, aqueles que ainda não conhecem nossa vida política (intocados
ainda); estranhariam teu raciocínio. Afinal, acredito que tenham uma hierarquia
mínima numa igualdade máxima possível.
Quero crer que a tirania não é consequência natural da
igualdade, mas uma construção social que pode ser modificável a gosto das
sociedades. Inclusive, podendo criar uma sociedade igual e democrática. É uma
utopia, eu sei. Entretanto, modestamente entendo ser melhor esta utopia que a
tua fatalidade lógica.
Mesmo nas
sociedades democráticas (quando desiguais), não é possível sermos o que queremos
ser, nem ter o que queremos ter. As pessoas são obrigadas a serem ou terem o
que conseguirem! E, na grande maioria das vezes, conseguem bem pouco.
A
igualdade proposta pelos pensadores da esquerda, não se refere a salário. Mas a
oportunidades iguais. Mas não só isso. Uma formação intelectual em igualdade. Saúde
em igualdade, bem como moradia e alimentação similar entre todos. O resto é
consequência destas igualdades.
Quanto
tu falas em competição, excluis a igualdade. Quem ganha já é um desigual em
relação a quem perde. Eu lutava uma arte-marcial. O instrutor ensinava: “Tu não vais competir com teu oponente. Tu vais competir contigo mesmo.
A cada erro teu, uma aprendizagem. Só isso.
O oponente nunca será mais ou menos do que tu.” Entendo este
ensinamento como um exemplo de uma igualdade real. Mesmo eu ganhando ou perdendo
a luta, continuava igual em dignidade ao meu oponente. Entretanto, eu ficava melhor vencendo
as minhas falhas. Só isso.
Quando
a esquerda pensa em igualdade, no sentido que estou dando, não há esquerda ou
direita. Apenas homens e mulheres querendo se desenvolverem o mais que puderem como
pessoas em sociedade. Não falemos, portanto, somente em igualdade de
oportunidade. Mas de uma igualdade desde sempre. Ah! Igualdade não é tratar os
diferentes como iguais. É tratar todos de forma que os diferentes tenham os
mesmos direitos de acesso às benesses da sociedade
Escrevo na esperança de contribuir contigo.
Abraços fraternos
Amilcar Bernardi
www.profamilcarbernardi.blogspot.com
sábado, 11 de maio de 2019
terça-feira, 7 de maio de 2019
Obviedades
Uma maneira eficiente, porém trabalhosa de matar árvores, é impedir
que suas raízes se alimentem. Demora um pouco, é preciso alguns cuidados para
impedir que as raízes achem nutrientes, mas com certeza ela morrerá
silenciosamente. Secará, cairão as
folhas, o verde desaparecerá até que morra totalmente.
Outra obviedade: se eu tenho uma padaria, fico muito preocupado com os
cursos de formação de padeiros. Porque se as pessoas não quererem fazer mais
pães, ou fizerem pães ruins, como vou sobreviver? Eu vivo de pães! Uma
sociedade que não sabe fazer pães, esta fadada a não ter cafés da manhã
gostosos! Ela começará a reclamar da ausência dos pães, sem reclamar da
ausência dos padeiros! Credo! Esses
parágrafos são óbvios demais!
Coisas evidentes muitas vezes se tornam invisíveis
por parecerem insignificantes. As pessoas não estão vendo o que está
acontecendo ante nossos olhos. Se a educação fosse uma árvore, os educadores
seriam as raízes. Fácil entender que a
educação formal é feita de professores. Então, basta olharmos para o número
destes profissionais e fica mais claro ainda o problema. Cada vez temos menos
gente querendo ser professor. As universidades não conseguem captar candidatos
nesta área da mesma maneira que outras áreas captam. É só ver os números. Se a
educação fosse árvore, estaria morrendo pelas raízes, de fome. Se a escola
fosse uma padaria, faltariam padeiros. E mais, pouca gente desejaria fazer o
curso de padeiro, mesmo querendo pães muito gostosos!
A sociedade cobra muitas coisas. Porém, esquece de cobrar um
tratamento digno aos professores. As pessoas até clamam por uma educação melhor
e não lembram dos educadores. Não podemos ser hipócritas, é preciso aumentar
salários, como é preciso aumentar o número de vagas para os alunos. Mais necessário
que o Estado qualificar o professor e bem mais urgente, é dar as condições salariais para que possa
ele mesmo qualificar-se.
O mestre não quer nada de graça. Ele quer dignidade. Continuo dizendo obviedades.
O mestre não quer nada de graça. Ele quer dignidade. Continuo dizendo obviedades.
Temo por meus netos. Quem serão seus professores? Haverá professores?
Qual a qualidade das vivências culturais dos que se candidatarão à
docência? As respostas são óbvias também,
mas não quero escreve-las. Vou deixa-las doendo no meu peito de professor.
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