sexta-feira, 7 de maio de 2021

O tirano, a extrema-direita, o outro e os apaniguados

 


 

Podemos dizer que o tirano é alguém egocentrado, injusto e que se mantém pela força. O governo de um tirano elimina a liberdade, que é a essência da democracia e da vida política saudável.

 

Quem quererá viver sob a égide de um déspota?

 

Quem quererá viver sem liberdade?

 

Parece que para ambas as perguntas a resposta óbvia seria: Ninguém!

 

Será? Veremos.

 

Podemos dizer que a tirania é nossa conhecida, afinal tivemos uma ditadura militar por muitos anos. Com este regime ditatorial, as liberdades desapareceram. Para todos? Não. Inúmeras pessoas enriqueceram e viajaram pelo mundo. Alguns Estados viveram em abundância. Empresas cresceram e uma grande emissora de televisão surgiu. Aos opositores dos tiranos o mal, aos apoiadores as benesses.

 

Os amigos do golpe viveram bem, obrigado.

 

A tirania é respeitosa com os apaniguados do tirano. Basta continuar – e enquanto continuar - um afilhado do poderoso e tudo é uma maravilha. Aos opositores, ao contrário, as liberdades individuais são esquecidas e a violência corre solta.

 

Segundo os apaniguados é moralmente exigível denunciar os divergentes. A tortura é viável se o tirano assim entender como tal. 

 

Os defensores do rei que são religiosos, após as sessões de tortura, irão às igrejas com suas famílias sem problema algum. Inclusive, o “deus” destas igrejas também é um tirano. Esse deus agride e destrói seus opositores. Ao invés de um campo de concentração nazista, há o inferno eterno. Para não habitar após a morte o inferno, basta se aliar em vida a este deus e pronto. Aí o inferno será sempre para o outro.

 

Eis as questões dos apaniguados: 

 

- Se o mal do tirano é sempre para o outro, qual o problema que eu tenho com sua existência? Nenhum! Ao contrário!

 

- Se o tirano causa o meu bem, por que eu não o apoiaria? Afinal, o tirano só é tirano para o outro. Para mim, é um amigo e protetor.  

 

- Que me importa se o rei é autoritário, quando o autoritarismo dele é bom para mim?

 

- Que me importa se ele cerceia a liberdade do outro se eu me sinto livre?

 

- Por que eu seria ingrato com o autoritário?

 

- Sabe-se que o tirano age em causa própria, em benefício de seus próprios interesses. Entretanto, se eu e os meus enriquecem ao satisfazerem o tirano, qual o problema se ele também enriquece e se empodera?

 

Percebe-se que a tirania contemporânea não tem muito a ver com a preocupação com o cerceamento da liberdade e da democracia. Sabe-se que mais livre serão alguns com o cerceamento das liberdades de muitos outros.  Para os livres não importa os cativos.

 

A democracia é para os livres. Atualmente ela existe para os apaniguados (únicos que são livres).

 

Há quem acredite que será beneficiado sempre pelo autoritário. Há quem creia que o mal do tirano será sempre para o outro. 

 

Sempre a tirania do tirano atingirá quem é bandido e pobre. O perseguido é o outro (não sou pobre nem bandido).

 

O tirano sabe da minha crença e promete: Contigo nada acontecerá. O meu desejo de mal é sempre para o outro, nunca para ti. Basta que continues comigo. Assim como teu “deus”, serei teu amigo enquanto me louvares e teu inimigo se não me obedeceres.

 

Leitores esta é minha tese:

 

- Tu Manténs um ditador para que a liberdade subsista em máximo grau para ti e para os teus. É por isso que no Brasil o liberalismo convive bem com a extrema direita. Os extremados são tiranos. Tiranos que garantem a liberdade e a “democracia” para quem aceita sua tirania e uma liberdade vigiada.

 

Para o amigo do rei todo o opositor é um traidor imoral que deve ser supliciado e morto.

 

O tirano rei usará de todo seu poder para destruir quem a ele se contrapõe. É como já disse Maquiavel: Se não dá para ser amado, melhor ser temido.

 

Portanto, aos amigos do Rei dá-se tudo. Ao inimigo do rei dá-se a forca.

 

Com esta breve reflexão quero afirmar que tu deves crer que a extrema direita só é burra, violenta e má para os outros. Que nunca será cruel para ti que a serve.  Deves crer que enquanto tu a servires, serás livre e próspero.

 

Saibas: é apenas crença!

 

Mas, percebam os amigos do Rei, acima dele nada há. Portanto, não há nenhuma garantia de que cumpra sua palavra de tirano. Desconfies, portanto.

 

O mal sempre será para o outro, ele diz repetidamente. Será?

 

Quem define quem é “o outro” é o tirano. O próprio Rei é a espada de Dâmocles sobre tua cabeça.

 

Tenhas certeza, um dia a espada pontiaguda vai cair e os apaniguados da hora rirão. Pois será tua vez de ser “o outro”. Tua cabeça trespassada pela lâmina será objeto de “memes” nas redes sociais. Os amigos do rei tirarão fotos com seus caros celulares para ilustrarem o fim dos que devem sofrer. Tu serás o exemplo aos que devem temer a fúria do rei.

 

Espera que tua vez chegará. É apenas questão de tempo.

 

 

 

 

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário