sábado, 9 de janeiro de 2021
sábado, 2 de janeiro de 2021
Comunidade de aprendizagem dialógica, tamojunto!!!!
Todos os espaços onde as pessoas se encontram, são espaços públicos de fala. Talvez ensaios para futuros diálogos.
Falar é menos que dialogar. Dialogar é menos que experimentar a dialogicidade. É fato, todos falam. É fato, só alguns dialogam. É fato, raros experimentam espaços dialógicos. Fica a dica.
Como utopia proponho espaços dialógicos (dialógico, lembrando o Professor Paulo Freire).
Nesse Brasil cheio de ódio e desentendimentos sequer dialogamos. É preciso evoluirmos para uma cooperativa de aprendizagem (aprendizagem no sentido mais amplo possível).
Somos todos opressores! Pronto, falei.
De alguma forma oprimimos alguém em algum lugar. Afinal, fomos criados, socializados assim. Há opressores culposos (inconscientes) e há opressores dolosos (cientes do que fazem).
Já dizia Paulo Freire que há a possibilidade de dentro do oprimido existir um opressor. Eu, por minha vez, afirmo que tendemos a ser, todos, opressores. Alguns na área econômica e política, outros nos relacionamentos abusivos. Outros ainda que se acham certos – sempre! Sem esquecer os que possuem uma fé tão inabalável que desdenham dos que têm fé diferente. A lista é longa.
E eu não me excluo do fato de ser um opressor. Não oprimir é uma luta diária numa sociedade opressora.
Proponho a cura pela fala, pelo diálogo dialógico. E tal só é possível quando nos compreendermos viventes numa cooperativa de aprendizagem. Aprendemos a ser gente. Aprendemos a falar, depois a dialogar e, no passo seguinte, poderemos aprender a postura dialógica. Isso só é possível num contexto de cooperativa de aprendentes.
Defino cooperativa como o lugar (ou lugares) onde os envolvidos são associados que cooperam entre si. Todos participam como podem e fazem o máximo para poder cooperar mais. A recompensa pelos esforços cooperativos é a participação igualitária nas vantagens que vão sendo construídas.
Nesta cooperativa de aprender a ser gente entre gentes, todos trabalham e são cogestores deste espaço de aprendizagem cidadã. Esta cooperativa é um encontro em que se busca o conhecimento. É onde se realiza a relação entre sujeitos cognoscentes. O objeto cognoscível é o mundo (Novamente ouço Paulo Freire de fundo).
O benefício de aprender a ser gente, neste contexto, é mútuo. Não há desejo de lucro. Ninguém saberá ser gente mais que o outro. Mesmo que as contribuições pessoais sejam diferentes, a distribuição de saberes é igualitária. Ninguém pode aprender a ser mais gente que o outro.
Esta cooperativa só é possível pelo diálogo respeitoso entre os membros. Cada membro se denuncia como gente e anuncia que o outro também é. Só gentes se respeitam.
As pessoas são diferentes. Mas as diferenças não podem ser confundidas com disparidade, desigualdade. Todos são absolutamente iguais no direito ao diálogo e a existência ativa no ambiente dialógico. Só aprendemos a ser gente cooperativa num ambiente livre para a fala e livre para a audição.
A vida histórica de cada um fala através dos seus discursos. Então, cuidado com a crítica! O falante terá sua vida criticada! Sua vida! Não é pouco. Portanto, o ambiente cooperativo será um contexto onde os dialogantes serão moderadores dos excessos e das faltas. A comunidade cooperativa vai delimitar de forma autoimposta a comunicação. Isto para que ela não seja violenta (ao estilo da comunicação não violenta do Marshall Rosenberg).
É fato, só é livre quem é livre para aceitar limites.
A cooperativa aprendente de ser gente entre gentes, ao limitar pretende incentivar a expressão em ambiente seguro. Afinal, todos são poderosos. A gestão destes poderes cabe a cooperativa discutir. Aqui poderíamos apresentar o conceito de política como gestão de poderes.
Há que se fazer política!
A utopia que proponho: um Brasil crescentemente dando acesso igualitário a uma fala rica, crítica, dialógica e com vocabulário crescente em qualidade.
Vocabulário e interpretação de mundo: ensinar o povo a saber falar o que quer falar exige esforço público-estatal. Não é ensinar o conteúdo do querer, mas qualificar a forma. É preciso apreender habilidades e competências para a expressão não violenta e cooperativa do que se quer comunicar. Quanto ao conteúdo, as comunidades de dialogantes já têm.
É preciso cuidar nossa formação. Fomos formados num contexto competitivo, de lucro, de vencer. Fomos ensinados a sermos empreendedores, a trabalhar em proveito próprio, a ver o outro como um possível consumidor do meu produto.
Às vezes eu sou o produto que o outro deve comprar. Outras vezes, o outro é o produto que eu devo adquirir.
Pois é, na nossa cooperativa de aprendizagem dialógica, é preciso lutar contra a fala estratégica. Este tipo de fala é aquela que diz algo para seduzir, para obter algum tipo de lucro ou vantagem.
Proponho a criação cada vez maior de espaços cooperativos e dialógicos. Das escolas às igrejas. Das praças aos partidos políticos. Dos sindicatos ao chão de fábrica. Dos teclados às mídias.
Tem um neologismo que gosto muito. Vou usá-lo para terminar este artigo:
Comunidade de aprendizagem dialógica, tamojunto!!!!
quarta-feira, 30 de dezembro de 2020
domingo, 27 de dezembro de 2020
Entre bebidas e taças. Re-reflexão sobre o refletido.
Eu cá fico refletindo sobre cada coisa que vejo. Uma espécie de re-reflexão sobre o refletido! Redundância das redundâncias!
Sou provocado a fazer essas reflexões. Forçado!
Como não comentar as inúmeras fotos de pessoas segurando ostensivamente taças com bebidas? Sorrisos congelados. Roupas novas, talvez. A taça chique e a bebida alcoólica estão sempre relacionadas a pretensa relevância das pessoas que as portam.
Festa, formatura, Natal, primeiro do ano: é fatídico! Sempre haverá algum conviva a ofertar às lentes do celular uma bebida em sua belíssima taça.
Quanto mais chique o continente (a taça) melhor. O conteúdo (a bebida) fica para a imaginação de quem ver a imagem na rede social.
Eu posso entender que quando a festa se refere ao desportista, ele exiba naturalmente a sua medalha. Assim como o criador de modelos de vestidos, exiba aos olhos ávidos suas melhores peças.
Contrário sensu, não entenderia um sedentário que comprasse a mais cara medalha dos cem metros rasos para exibi-la. Nunca a careza da medalha representaria o desempenho pessoal do sedentário! Quem mereceria elogios nesta hipótese, seria o ourives que fez a peça no mais puro ouro.
Como entender que alguém que não trabalha com taças ou crie novas bebidas, as exiba como um troféu? A única ligação entre o possuidor e o possuído, é o esforço para comprá-lo. Qual o mérito?
Seria a exposição fotográfica destes dois produtos a representação do sucesso e da felicidade?
Não pode ser! Afinal, a bebida está mais para o alcoolismo do que para a representação do sucesso. A taça está mais para o sucesso da fábrica de taças do que para a felicidade de quem a utiliza.
São raros os que se retratam tomando água ardente em copos de boteco. Acredito que a vulgaridade (no sentido de ser comum) impede que tais coisas simbolizem algo que eleve o bebedor com sua taça bonita.
Portanto, o vulgar, o barato e o que é simples deve ser excluído da foto.
Logo, as taças são sofisticadas e seus conteúdos pretendem demonstrar delícias incomuns aos mortais. A finesse do continente denuncia o conteúdo muito chique, especial, raro, caro.
A foto tenta relacionar a finesse do objeto e da bebida ao possuidor destes.
O sorriso especial, o movimento não natural das mãos que conduzem o precioso líquido em seu raro recipiente, merecem ser registrados para salientar quem tem o poder de portá-los e de oferecê-los nas redes.
Uma ostentação, uma demonstração de um momento especial. Quanto mais parecerem ser caros, raros e de difícil acesso, melhor indicarão a importância do momento.
Entretanto, quem garante que a taça não é de plástico e que a bebida não tenha sido comprada no supermercado da esquina? Quem garante que as pessoas são o que demonstram ser?
Os leitores me dirão: Não importa a veracidade, o que é relevante é a imagem, a aparência, o simbolismo!
Aceito e concordo, inclusive. O que vale é a aparência e a imagem.
Mas vamos re-refletir.
Qual a relação entre as incontáveis selfies com bebidas e taças, com o sucesso e a relevância das pessoas no evento que estão ali retratados?
Na real 1:
Quem está sorrindo com seu sucesso próprio é a fábrica das bebidas, das taças e dos celulares com suas lentes maravilhosas. Quem está sorrindo é quem vende as condições materiais para a selfie. Também gargalha quem dissemina a ideologia de que o preço das taças e das bebidas, demonstram algo sobre quem as porta e as oferece nas redes.
Na real 2:
Meu louvor é para o medalhista que se orgulha da sua medalha. Meu abraço é para o escritor que mostra seu livro. Meu elogio é para o professor que grava sua aula magnífica.
Para o advogado que se orgulha da sua defesa, para o aluno que acertou toda a prova e para a dançarina que filma sua dança, envio meu carinho e meu desejo de sucesso.
O que espero do sujeito da taça e da bebida, daquele que se autoelogia nas fotos ao postá-las nas redes?
Destes espero que deixem de ensinar que beber álcool é bom. Que não ensinem que comprar coisas raras faz das pessoas sujeitos raros também. Destes espero que se esforcem mais em suas vitórias espirituais, e que as possam publicamente demonstrar sendo bons exemplos éticos à sociedade.
sábado, 26 de dezembro de 2020
sexta-feira, 25 de dezembro de 2020
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