Follow by Email

segunda-feira, 23 de julho de 2012

E viva ao separatismo!

Prof. Amilcar Bernardi

                                                                                                               
Cresci ouvindo histórias sobre o Rio Grande do Sul. Meu avô materno, através das falas da minha mãe, foi apresentado para mim como gaúcho forte e ético, pelejador e valente. Ensinaram para mim cantar o hino rio-grandense. Aprendi que nossas façanhas deveriam ser modelo para toda a terra. Os farroupilhas foram apresentados para mim como centauros heroicos que não venceram a peleia por pouco! Ouvi milhares de músicas gaudérias exaltando a valentia do gaúcho. Este atavismo cultural fez quem eu sou. Então, hoje (23/07), li o artigo no jornal Diário de Santa Maria intitulado: Ah! Nós somos Gaúchos, escrito pelo Professor Délcio.

A dor dele, acredito que posso dizer, é a dor nossa, dos gaúchos.  Fico questionando a mim mesmo: porque não peleamos mais? Por que deixamos que chegasse a esse ponto? E a questão mais dura: e vamos deixar assim? O ressoar dos sabres e das patas dos cavalos dos antigos guerreiros já foram esquecidos?  Estamos adormecidos vitimados pela propaganda enganosa dos comerciais televisivos? Será que a era da informação é demais para levarmos na garupa da nossa vida? Estamos aturdidos e por isso inoperantes?

Estamos errando o tiro certeiro do voto no meio da cara dos corruptos? Não conseguimos domar o cavalo das mentiras políticas e caímos sempre estatelados no chão? Não sabemos mais quem é o inimigo para deitarmos o relho da verdade nas costas destes infames? É chegada a hora de enforcarmos pela corda do voto, em praça pública, os inimigos da nossa terra. Vamos açoita-los com a fala ética até arrancarmos o sangue da vergonha! Nossa história de bravos não condiz com a história que estamos fazendo hoje.

O Professor Délcio acordou-me cedo da manhã bradando pela peleia! Peguemos novamente nas armas das ideias e dos ideais e vamos lutar pela República do Pampa! Nossos filhos precisam ter uma terra melhor para viver e para se orgulhar. Se os políticos do mal estão vencendo, é chegada a hora de reviver os farroupilhas que vivem em nossos espíritos gaúchos. Viva a revolução! Viva ao separatismo contemporâneo: políticos bandidos para lá, políticos éticos para cá!

(Figura: http://collebombachas.blogspot.com.br/2011/09/revolucao-farroupilha-20-de-setembro.html)


Um comentário:

  1. Caro colega Professor Amilcar:
    Catarinense da mais pura cepa, sou dos que acreditam numa pátria um pouquinho maior que o Rio Grande. Luto pela criação de um País unificando os três estados meridionais, por que acredito que O SUL É O MEU PAÍS. Convido o colega a conhecer nossos ideais, expressados através do único movimento organizado e legalmente constituido que temos hoje: www.meusul.net . Ao mesmo tempo convido-o a abraçar esta causa conosco ai em Santa Maria onde já temos alguns valorosos companheiros de peleia, na ativa.

    Grande abraço

    Celso Deucher
    Presidente Movimento O Sul é o Meu País
    Secretário Geral GESUL (Grupo de Estudos Sul Livre)
    Email: celso@meusul.net
    Fones: (47) 3396-7593 | 9138-2929

    ResponderExcluir